quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

O papel da comunicação na circulação das informações dentro das empresas


O processo da comunicação pode ser eficiente e eficaz. A eficiência está nos meios utilizados com o objetivo de transmitir uma mensagem com um significado. O destinatário fornece a resposta ao emissor, indicando que compreendeu perfeitamente a mensagem enviada.
A comunicação significa compartilhar e não apenas falar ou escrever. A mesma envolve uma ligação, um tráfego duplo onde passem significados que se tornam comuns entre duas ou mais pessoas.
A qualidade da comunicação interna é um fator essencial para o sucesso das empresas diante de uma concorrência cada vez mais ágil e agressiva. Quando a comunicação é efetuada de modo competente, equilibra as relações entre os funcionários e integra os mesmos no dia a dia de trabalho. A comunicação tem cada vez mais importância global, incentivando o público interno da empresa a gerar e a passar informações para os diversos setores nela existentes e consequentemente aos clientes e principalmente, os funcionários. Existem vários instrumentos para favorecer a circulação das informações, entre elas podemos identificar algumas ferramentas e modalidades que compõem a comunicação interna como publicações impressas (Jornais, revistas, boletins), eletrónicas e os vídeos institucionais.
No atendimento ao cliente para se ser competitivo já não basta apenas prestar um bom serviço, é preciso ter o melhor. Um fantástico atendimento ao cliente é a forma como se diferencia. O primeiro contato com o cliente e com a empresa é o chamado “momento da verdade”, pode acontecer através do site, mas na maioria dos casos envolvem o contato humano.
Algumas empresas já reconheceram a importância de fornecer uma comunicação eficiente e dinâmica aos seus funcionários. Não importa qual a forma sob a qual será passada a informação aos colaboradores, desde que a comunicação interna flua homogeneamente, o cliente será bem atendido e o resultado final será sempre satisfatório. Nesses moldes, a obtenção do lucro torna-se consequência de uma relação de respeito e cooperação mútua entre a organização e os seus públicos.


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