quinta-feira, 28 de fevereiro de 2013

A importância da comunicação para as organizações


Para as organizações são importantes os contatos e as relações entre pessoas e equipas semi-independentes, o que conta é a interação entre as partes e não isoladamente. Comunicar é compartilhar. Dentro de um processo de comunicação, além do emissor e do recetor da mensagem destacamos a importância do feedback ou retroalimentação. Trata-se de um processo verbal ou não verbal, por meio do qual uma pessoa informa a outra, sobre as suas conceções e sensações no que se refere à conduta e às opiniões do próximo.

Como tal o objetivo da comunicação nas organizações é:

* Obter um fluxo de mensagens ascendentes (feedback), descendentes (informação) e horizontais (coordenação);
* Transmitir a todo o conjunto da organização as mensagens importantes (objetivos, formação, mudanças);
* Tornar coesas as equipas de trabalho;
* Facilitar procedimentos, participação eficaz e decisões dinâmicas;
* Dispor de uma maior eficácia operacional.


A importância da comunicação para o profissional de secretariado é a Inovação e competitividade, pois os executivos precisam de participantes qualificados para agirem nas organizações, fortalecendo os trabalhos em equipa, de modo a que venham obter resultados positivos. 

Sem comentários:

Enviar um comentário