terça-feira, 11 de dezembro de 2012

O que é ser um profissional de secretariado?

 
A função principal de um profissional de secretariado é ajudar os dirigentes e equipas de profissionais, na gestão e execução  de funções técnicas e de gestão.
Esta profissão caracteriza-se por planear, desenvolver, avaliar, controlar, supervisionar e coordenar as atividades.
 
 

Resumo do Vídeo: Profissão de Sucesso - Secretariado II


Título do vídeo: Profissão de Sucesso – Secretariado II

Nome do Autor: SBT

País de Origem: Brasil

Ano: 2009

Duração: 6:16

Grau de Entendimento: Razoável

Resumo: O vídeo fala da profissão de secretariado, como e quando se desenvolveu e também da postura e dos direitos de uma secretária.

Opinião sobre o vídeo: Acho que podia ser mais interativo

Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=17YRK5bUbpk

 

Resumo do Vídeo: Profissão de Sucesso - Secretariado Parte I

Título do vídeo: Profissão de sucesso- Secretariado
Nome do Autor: SBT
País de Origem: Brasil
Ano: 2009
Duração: 3.53
Gravado: Escola ETEC José Martimiano Silva
Grau de Entendimento: Razoável
Resumo: O Vídeo mostra as funções de um profissional de secretariado e as características que se devem ter para se exercer bem a profissão.
Contribuição do Vídeo para a disciplina: Mostra que os conteúdos que aprendemos são realmente necessários para a profissão.
Opinião sobre o vídeo: Acho que o vídeo é interessante e que está bem feito.

Comentários ou sugestões: Deveria mostrar mais interação da secretária com os seus chefes e o público.
Fonte: http://www.youtube.com/watch?v=KA9C_tUn47o&noredirect=1

sexta-feira, 7 de dezembro de 2012

Resumo do Texto: Levar o café ao chefe? Não!Tomar café com o chefe!


As empresas para poderem permanecer no mercado, tiveram de se tornar dinâmicas e também os seus funcionários passaram a ser mais responsáveis e independentes.

Os “Chefes” e as Secretárias tiveram de desenvolver novos padrões de relação, a exiguidade do tempo levou a que uma simples pausa para o café  se  tornasse-se  tornasse numa breve reunião de preparação do dia de trabalho e revisão da agenda.

Os dias em que uma secretaria levava o café ao chefe e ficava à espera de ordens do mesmo para exercer uma função acabaram. Hoje em dia temos as secretárias executivas que são o “ braço direito” do seu chefe e que são capazes do auxiliar, ter uma visão dos negócios e uma capacidade extraordinária de deslindar complicações.

As Secretárias tiveram de se reinventar, aprenderam a trabalhar com as novas tecnologias e a dominar línguas estrangeiras. Estas profissionais estão aptas para atuarem como parceiras da chefia. Nalgumas situações a remuneração das secretárias acompanhou o aumento de responsabilidades mas em outras não.

 
Fonte: Extraído do Nº 2, pp.8-9, secretaria Executiva, 2.º trimestre de 2002

Resumo do Texto: O que está a Mudar no Papel de Secretária Executiva


Hoje em dia uma secretária pode ter várias funções e designações como: secretária executiva, assistente administrativa, assistente executiva, profissional administrativa, administradora de escritório, coordenadora de negócios ou mesmo gestora de informação, esta profissão já não se limita a atender chamadas ou redigir cartas.
Atualmente, planear reuniões, interagir com clientes, vendedores, supervisionar o escritório e algum pessoal são, entre outras, as funções de um profissional desta área. A Secretária moderna tem um papel ativo, de pesquisa, apresentando ao chefe as soluções para os problemas.
 
Fonte: Excertos extraídos do artigo “As Novas Secretarias”, de Maria João Alexandre, Executivo Digest, Outubro de 2003


Resumo do Texto: Para além da "Simples Secretaria"

 
A profissão de secretária ultrapassa largamente o que é previsto na descrição do cargo.
O papel das secretárias tem evoluindo ao longo do tempo devido à evolução tecnológica e à redução de custos, a tendência é que uma secretária trabalhe para mais do que um chefe/diretor. A função da secretária Executiva é a de assistir em todas as tarefas, se ele delegar muitas vezes, o seu trabalho é uma autêntica assessoria e para isso são-lhe exigidos conhecimentos de Organização Empresarial, Marketing, Recursos Humanos e Informática.
 
Fonte: Excertos extraidos do artigo “As Novas Secretarias”, de Maria Joao alexandre, Executive Digest, Outubro de 2003